Comissão para a Economia Real avalia Programa Angola Investe

Comissão para a Economia Real avalia Programa Angola Investe

No encontro, orientado pelo Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, foi igualmente analisado o programa “Meu negócio minha vida”, que se enquadra no apoio ao pequeno negócio.

Mereceram também a atenção dos participantes, que não prestaram declarações à imprensa, a análise dos programas Municipais Integrados de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, bem como de Aquisição de Produtos Agro-pecuários (Papagro).  

O Papagro é um programa que procura contribuir para o aumento de rendimentos económicos das explorações agrícolas familiares e outros produtores, através do asseguramento regular da aquisição de excedentes e do escoamento da produção para os principais centros de consumo, através dos Centros de Logística e Distribuição (CLOD).

A execução do programa realiza-se em três níveis -  central, provincial e municipal. Compete ao Ministério do Comércio monitorar a implementação do Papagro para o quinquénio 2013 a 2017.

A Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministros é um órgão técnico de apoio ao Titular do Poder Executivo na formulação, execução e condução da política de fomento do sector produtivo e das empresas com competitividade e inovação da política de atracção de investimento nacional e estrangeiro.

O  órgão assegura a gestão do fomento de produção e das empresas, de harmonia com os objectivos e as prioridades do sector produtivo, constantes do Programa de Governação do Presidente da República.    

A coordenação da Comissão para a Economia Real cabe ao Vice-Presidente da República, coadjuvado pelo Ministro da Economia.

Integram esse órgão de apoio ao Titular do Poder Executivo, os ministros do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, das Finanças, dos Petróleos, da Energia e Águas, da Agricultura, das Pescas, do Comércio, da Geologia e Minas, Indústria, dos Transportes e da Construção.

Completam a lista, os ministros do Urbanismo e Habitação, das  Telecomunicações e Tecnologias de Informação, o secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos, bem como o assessor para os Assuntos Económicos e Empresariais do Vice- Presidente da República.

Fonte: Angop