Banco Mundial tem novo representante em Angola

Banco Mundial tem novo representante em Angola

O Banco Mundial (BM) nomeou, o suíço Gregor Binkert para o cargo de novo director para Angola, Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro Africana (Rca) e São Tomé e Príncipe.

Segundo uma nota de imprensa daquela instituição em Luanda, o novo gestor do BM é formado em economia e tem mais de 25 anos de trabalho em desenvolvimento. Trabalha no BM desde 1998, exercendo funções de relevo na instituição e em várias partes do mundo. A última foi a de director para quatro países de África Central, onde liderou o diálogo estratégico com os respectivos governos, gerindo uma carteira de projectos estimado em um USD 1,7 biliões.

Foi Economista líder baseado em Maputo, Moçambique, e desempenhou igualmente a função de representante residente na República do Tchade de 2001 a 2002, durante a construção do Pipeline de petróleo daquele país e dos Camarões, o maior projecto de investimento na África Subsariana na época.

Antes de entrar para o Banco Mundial, Gregor Binkert foi embaixador em exercício da Suíça em Moçambique.

‘Será um privilégio para mim trabalhar para Angola, e interagir quer com as autoridades governamentais quer com os beneficiários dos projectos financiados pelo Banco Mundial, o sector privado, e os parceiros internacionais. Angola está numa fase de viragem, e espero que o Banco Mundial venha a ajudar com projectos de transformação para apoiar a visão do Governo de Prosperidade Partilhada e Eliminação da Pobreza’, declarou Gregor Binkert.