Apesar do crescimento económico registado por Angola índices de pobreza continuam bastante altos

Apesar do crescimento económico registado por Angola índices de pobreza continuam bastante altos

Palavras do economista chefe do Banco Mundial para a região africana, Francisco Ferreira, que se encontra no nosso país desde o dia 18 do corrente, e palestrou na Universidade Católica de Angola.

Para Francisco Ferreira existe a necessidade de traduzir o crescimento económico médio de 10% anual em desenvolvimento humano e que o crescimento seja implantado em zonas onde vivem os mais pobres.

O Funcionário sénior do Banco Mundial, que falava para estudante e académicos esta sexta-feira na Universidade Católica de Angola deu conhecer que aquela instituição financeira mundial reconhece o crescimento económico de Angola mas disse haver necessidade de se trabalhar mais para que este crescimento se repercuta na vida das pessoas.

Dados do IBP referente a 2008 e 2009 em Angola mostram índices de pobreza na ordem do 37% um nível bastante alto para um país de renda media, diz Francisco Ferreira.

O palestrante desertou o tema “partilhando o crescimento: Uma estratégia para acelerar a Redução da pobreza em África” disse que o crescimento que se vê em infra-estruturas nas cidades deve chegar também em zonas rurais onde vive a maioria pobre.

Entretanto reconheceu que o país tem feito boa aplicação do dinheiro proveniente do Banco Mundial.