Sonangol anuncia maior descoberta de petróleo na Bacia do Kuanza

 Sonangol anuncia maior descoberta de petróleo na Bacia do Kuanza

Em comunicado de imprensa, a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) dá conta de uma “recente descoberta de petróleo, em quantidades significativas”, ocorrida na camada do pré - sal do Bloco 20/11.

Operado pela norte-americana Cobalt International Energy, o Bloco 20/11 está localizado em águas profundas da Bacia do Cuanza.

O comunicado precisa que o poço de pesquisa Orca-1, perfurado no pré-sal da bacia, atingiu uma profundidade final de 3.872 metros (12,703 pés).

Acrescenta que foi testado com sucesso e produziu diariamente acima de 3.700 barris de petróleo e 16,3 milhões de metros cúbicos de gás.

“Os resultados de um extenso programa de aquisição de diagrafias, carotagem e de recolha de fluídos, em complemento ao teste de produção, confirmam a importância da descoberta, considerada a maior feita até agora na Bacia do Cuanza”, indica a nota de imprensa da Sonangol.

A companhia petrolífera Cobalt avalia as reservas da área estimadas entre 400 e 700 milhões de barris de petróleo, precisa o comunicado.

Constituem o grupo empreiteiro do Bloco 20/11 a Sonangol Pesquisa e Produção (30%), a Cobalt International Energy (40) e a BP Exploration Angola (Kwanza Benguela), com 30%.

Com sede na cidade norte-americana de Houston, Estado do Texas, a Cobalt International Energy opera fundamentalmente em águas profundas do Golfo do México e na África Ocidental.