Há sim dólares, mas adverte governador do BNA

Há sim dólares, mas adverte governador do BNA

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, garantiu em Luanda aos grandes operadores económicos que o mercado cambial está equilibrado e não há qualquer crise de divisas. 

José de Lima Massano fez estas declarações depois de um encontro com os grandes operadores económicos, tendo esclarecido que há um conjunto de medidas que estão a ser tomadas para a manutenção e a sustentabilidade económica.
O BNA está num curso de estabilidade, quer a nível das reservas internacionais líquidas, quer a nível da oferta de cambiais.
O BNA coloca todas as semanas 600 milhões de dólares à disposição dos bancos comerciais. “Houve um aumento da procura num momento em que algumas entidades que vendiam com regularidade moeda à economia, mais concretamente no sector petrolífero, reduziram ligeiramente esse movimento. Então o BNA entendeu acrescentar divisas devido a alguns atrasos no sistema”, explicou.

 O BNA, segundo José de Lima Massano, está preocupado com os cidadãos que ainda recorrem ao mercado informal para obter divisas, quando podem fazê-lo sem dificuldade junto da banca comercial ou das casas de câmbio.
 Reafirmou que não há escassez de divisas no mercado formal, mas sim menos notas no mercado informal, e isso ressente-se eventualmente junto de alguns cidadãos que queiram viajar para o exterior.
Nestes casos de deslocação ao exterior, acrescentou, o BNA tem estado a incentivar o uso de instrumentos de pagamento que hoje estão à disposição de todos. São  os cartões de débitos, os pré-pagos de marca internacional e os de crédito.