Carteira de créditos do BESA em deterioração admite governador do BNA

Carteira de créditos do BESA em deterioração admite governador do BNA

O Conselho de Administração do Banco Nacional de Angola já tem criada medidas extraordinárias de saneamento ao Banco Espírito Santo Angola, em consequência da deterioração da sua carteira de créditos, que afectou o seu nível de liquidez.

Tais medidas foram anunciadas nesta segunda-feira em conferência de imprensa, pelo governador do Banco Central de Angola e entre elas esta, a entrada em acção de Comissão de Administradores Provisórios que durante 1 ano vai trabalhar com a direcção do BESA.

José de Lima Massano garantiu ainda que essas medidas visam entre outras assegurar a estabilidade do sistema financeiro do país, bem como garantir a segurança dos depósitos, a relação de negócios com os clientes e a funcionalidade dos cerca de mil e 50 trabalhadores do Banco Espírito Santo Angola.

O órgão que superintende a política monetária e financeira do país considera igualmente que a aplicação de tais medidas extraordinárias ao Banco Espírito Santo Angola BESA, visam o saneamento da unidade bancária em consequência da degradação da sua carteira de crédito que afectou os níveis de liquidez e solvabilidade da instituição.

{flexiaudio}15007{/flexiaudio}