Presidente da república em jornada de campo visita novas fábricas em Luanda

Presidente da república em jornada de campo visita novas fábricas em Luanda

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em jornada de campo, na província de Luanda, está a constatar as condições para arranque de dois novos empreendimentos na Zona Económica Especial (ZEE), no município de Viana.

O estadista, acompanhado do Vice-presidente da República, Manuel Vicente, entre outros membros do Executivo, iniciou a sua visita na nova fábrica de cerveja, designada Cif Lowenda Brewery Company Lda, e posteriormente inteirou - se do funcionamento da fábrica de cimento CIF Luanda, onde recebeu explicações sobre a actividade produtiva da unidade industrial, localizada no município de Icolo e Bengo, comuna de Bom Jesus.

Trata-se de uma fábrica que abrange cerca de um milhão de metros quadrados, divididos em dois blocos, com a área de produção à sul e de escritórios para norte.

A unidade tem duas linhas de produção, cada uma, com capacidade de cinco mil toneladas/dia, sendo a produção anual projectada de 3,6 milhões de toneladas de clinquer e quatro milhões de cimento Porteland.

A construção da primeira linha de produção começou a 28 de Maio de 2009 e foi concluída a 6 de Outubro de 2011, com duração de apenas 18 meses.

A unidade fabril, a qual laboram cerca de 80 trabalhadores angolanos, possui capacidade para produzir, na sua central térmica, 145 Mega Watts (MW) de energia, além de três turbinas, sendo duas a vapor e uma a gás.