Banco Espirito Santo Angola tem novos acionistas e muda de nome

Banco Espirito Santo Angola tem novos acionistas e muda de nome

O Banco Espírito Santo Angola (BESA) vai passar a assumir a denominação de Banco Económico SA e entre os novos acionistas encontra-se a Sonangol e o Novo Banco português, segundo o Banco Nacional de Angola.

As alterações foram tomadas durante uma assembleia-geral extraordinária de accionistas, realizada ontem em Luanda, em cumprimento das determinações do banco central angolano, que assim vai cessar a intervenção no BESA.

Na mesma informação, o Banco Nacional de Angola (BNA) esclarece que "se confirmou a subscrição do capital social", conforme o próprio banco central tinha deliberado, há uma semana, no âmbito das medidas de saneamento e da intervenção direta no BESA. Embora sem revelar o peso de cada participação, o BNA informa que "sob aprovação prévia do regulador", a assembleia-geral de hoje decidiu pela "continuidade do acionista Geni, S.A.", que anteriormente detinha uma participação de 18,99 por cento.

A nova estrutura acionista envolveu também a entrada para o capital do agora Banco Económico da Lektron Capital, do grupo petrolífero estatal Sonangol e do português Novo Banco. "Por outro lado, e sob proposta dos acionistas, o Banco Nacional de Angola autorizou a alteração da designação do banco para 'Banco Económico, SA'", refere a mesma informação.