Reinaugurada fábrica de lapidação de diamantes em Luanda

Reinaugurada fábrica de lapidação de diamantes em Luanda

Paralisada desde 2008, “Angola Polishing Diamonds S.A, a fabrica de lapidação reabriu esta Segunda-feira com objectivos de aumentar os níveis de rentabilidade e eficiência.

Localizada no município de Belas (Talatona), em Luanda, a fábrica, com capacidade de produção de cinco mil quilates de diamantes /mês, teve um investimento de sete milhões de dólares americanos que permitiu a sua reestruturação completa.   

A fábrica, cujas obras de reabilitação estiveram a cargo de empresas angolanas, tem como principais áreas de trabalho as salas de lapidação, corte, bruting e escritórios de produção.

Completamente modernizada com maquinaria e tecnologias de ponta e acompanhada de um programa intensivo de formação de quadros nacionais, o empreendimento prevê o incremento da capacidade de processamento para 20 mil quilates/mês.

A fábrica, que terá à disposição uma loja de venda de jóias, vai agora puder lapidar 100 porcento de uma pedra contra 40 porcento anteriores.

Com 168 trabalhadores, 150 dos quais angolanos, a fábrica prevê para o futuro o aumento deste número para 400 efectivos.

Angola é o terceiro maior produtor de diamantes de África em quantidade e em valor, com uma produção de oito milhões de quilates, apenas ultrapassado pelo Botswana, o maior produtor mundial com cerca de 38 milhões de quilates, e pela República Democrática do Congo, com 30 milhões de quilates.