Diversificação da economia em análise em Julho no município de Viana

Diversificação da economia em análise em Julho no município de Viana

A informação foi avançada por Francisco Viana, presidente da associação empresarial de Luanda promotor do evento, e vai contar com a participação de mais de cinco centenas de homens de negócios da capital do país, dentre associados e convidados.

Durante o evento, adiantou o responsável, será analisada o know how empresarial em várias áreas, encontrar soluções e caminhos para a consolidação de uma economia diversificada e competitiva.

Disse que vão discutir fundamentalmente cinco pontos, “sendo os projectos Nosso Comércio, que tem como objectivo apoiar a nossa classe de comerciantes, uma vez que temos cerca de 80 porcento do comércio nas mãos dos estrangeiros e queremos reverter esse quadro. Aumentar para pelo menos 60 porcento de angolanos no controlo da actividade comercial”.

De igual modo estará em análise a Campanha dos Meios dos Projectos, que é uma parceria entre a AEL, Instituto Angolano das Pequenas e Médias Empresas (Inapem) e Banco Millenium, no sentido de certificar as empresas, ajudá-las a constituir o seu dossier de candidatura, formá-las, e acompanhá-las para o lançamento dos seus projectos.

Francisco Viana referiu ainda que os participantes vão conhecer o projecto Alavanca, cujo objectivo é alavancar as empresas angolanas com as compras do estado. “ Nós sabemos que o estado angolano compra muita coisa, são biliões de dólares, mas como uma boa parte dessas compras é feita a empresas estrangeiras, muito do dinheiro volta para o estrangeiro”.

Frisou que há uma preocupação das autoridades angolanas no sentido desse dinheiro ficar em Angola, alavancando as empresas nacionais.

Por isso, avançou, está-se a criar consórcios que possam responder às exigências de qualidade e de prazos, para que o angolano não “fique mal na fotografia”.

Já o programa Liderança Competitiva, visa formar o líder empresarial, dar-lhe noções de patriotismo e ferramentas de competitividade, que conta com o apoio da fundação Pedro Pires, de Cabo Verde, e o Instituto Lula da Silva, do Brasil.

Na mesma senda, o presidente da AEL salientou que vai também a análise o programa de Capacitação para Competir, que visa capacitar as associações empresariais e essas, por sua vez, capacitam os empresários.

A associação Empresarial de Luanda foi criada a 28 de Junho de 2013, inicialmente como Associação dos Empresários de Viana, o maior pólo industrial do país, cuja designação havia de mudar para a actual, em Junho de 2014.

Agrega actualmente mais de 300 associados das várias áreas, como restauração, indústria alimentar e de bebidas, metalo-mecânica, construção civil, logística, transporte, dentre outras.

Fonte: Angop