Novo aeroporto internacional obras concluídas em 72%

Novo aeroporto internacional obras concluídas em 72%

Localizado na comuna de Bom Jesus, município do Icolo e Bengo, província de Luanda, a pista 4E do Novo Aeroporto Internacional de Luanda está concluída em 72.39%, informou nesta quarta-feira, em Luanda, o Ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, no decurso da visita do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, às obras de construção da infra-estrutura.

Augusto da Silva Tomás, que fazia o ponto de situação da empreitada, que ocupa uma área total de 75.5 quilómetros quadrados, disse que está por concluir a iluminação de navegação, a pista 4F e o terminal de passageiros, fundamentalmente a grelha de aço no salão principal e a cortina de vidro.

Assegurou que a iluminação de navegação estará concluída em Março de 2016, enquanto a pista 4F e o terminal de passageiros tem como datas prováveis de conclusão os meses de Setembro e Novembro de 2016, respectivamente.

Situado a 42 quilómetros do centro da cidade de Luanda, o Novo Aeroporto Internacional terá acesso por via rodoviária e ferroviária, salientou.

Referiu que no segmento ferroviário, para conferir maior fluidez na circulação de comboios para o aeroporto localizado na comuna de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo (Luanda), o ministro dos Transportes disse que está projectada a duplicação da via ferroviária no percurso entre as estações do Bungo e Baia.

Trata-se de um projecto que contempla a construção de estações ferroviárias, a aquisição de locomotivas, construção de oficinas de manutenção e a edificação de passagens desniveladas.

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda está projectado para suportar 15 milhões de passageiros por ano. As obras de construção tiveram início em 2004. A conclusão de empreitada está marcada para 2017.