Conta Geral do Estado é levada ao Parlamento

Conta Geral do Estado é levada ao Parlamento

A discussão e aprovação da Conta Geral do Estado relativo ao exercício financeiro de 2012 representou um marco histórico das finanças de Angola, consolidando as boas práticas de prestação de contas e divulgação dos resultados da gestão e fortalecendo o princípio da transparência no uso dos recursos públicos.

Esta é a segunda vez que a Conta Geral do Estado é submetida ao Parlamento, depois de os deputados o terem feito no ano passado, enquanto instrumento demonstrativo da boa e regular aplicação dos recursos financeiros do país.

A Conta Geral do Estado é o conjunto de demonstrações financeiras, documentos de natureza contabilística, orçamental e financeira, relatórios de desempenho da gestão, relatórios e pareceres de auditoria correspondentes aos actos de gestão orçamental, financeira, patrimonial e operacional e à guarda de bens e valores públicos.

Os deputados da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional apreciam e votam esta Quarta-feira o relatório parecer conjunto final sobre a Conta Geral do Estado referente ao exercício de 2013.