Itália-Angola assinam acordos de cooperação

Itália-Angola assinam acordos de cooperação

Trata-se do Memorando de Entendimento de Consultas Bilaterais, do Memorando de Entendimento sobre Cooperação Económica e do Memorando de Entendimento de Seguro ao Crédito Externo.

Pela parte angolana, foram signatários dos documentos os ministros das Relações Exteriores, Georges Chicoti, da Economia, Abraão Gourgel, e das Finanças, Armando Manuel, enquanto pela parte italiana foram os responsáveis das respectivas pastas.

Angola e Itália têm relações de cooperação desde 1977, altura em que se assinou o memorando que institui a Comissão Bilateral, então Comissão Mista de Cooperação, seguido da subscrição de outros instrumentos jurídicos.

Angola é hoje o terceiro parceiro comercial sub-sahariano da Itália. Em 2013, o valor total de comércio entre os dois países elevou-se a 891 milhões de Euros, com 348 milhões de Euros feitos através das exportações Italianas.

A Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independência de Angola, no dia 18 de Fevereiro de 1976, e a 4 de Junho, do mesmo ano, estabeleceram-se as relações diplomáticas entre os dois Estados.