Standard Bank desmente restrição de divisas

Standard Bank desmente restrição de divisas

Em comunicado, O Standard Bank garantiu esta Quarta-feira, em comunicado, que “mantém inalterados” os serviços em Angola e que apesar das “dificuldades conjunturais” do país vai continuar a disponibilizar dólares aos clientes.

A posição do banco do grupo sul-africano, cujo maior accionista é o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), surge na sequência de informações públicas sobre restrições ao fornecimento de divisas (dólares) aos balcões da instituição em Angola, devido à crise económica, financeira e cambial provocada pela quebra da cotação do petróleo.

Citando fonte da administração do Standard Bank de Angola, o mesmo comunicado refere que embora o país “viva uma situação conjuntural com dificuldades conhecidas nesta matéria”, aquele banco “mantém inalterados os seus serviços”, embora sem precisar montantes permitidos.

Durante o passado mês de Outubro, de acordo com um relatório oficial consultado pela Lusa, o Standard Bank comprou ao Banco Nacional de Angola USD 118,9 milhões em divisas – o quarto num ranking de mais de vinte bancos comerciais -, um aumento de 159 por cento face ao mesmo mês de 2014.