Taxa de pagamento de lixo para Luanda revista em 50%

Taxa de pagamento de lixo para Luanda revista em 50%

O conselho de Ministros reviu os preços da taxa de lixo na capital e baixou para 50%.

A alteração teve em conta a situação dos agregados familiares, para além de outras implicações da taxa inicialmente prevista pelas autoridades administrativas de Luanda.

De acordo com o  coordenador do grupo técnico da comissão para elaboração do Novo Modelo de Limpeza da Cidade de Luanda, Sianga Abílio, que prestou a informação à imprensa, o titular do Poder Executivo, José Eduardo dos Santos, considerou a actual situação económica e social dos agregados familiares, orientou para a redução para mais de metade dos preços antes previstos.

"Os novos valores serão anunciados em breve mas desde já é uma redução significativa, que vai para mais de 50 porcento", afirmou o responsável que fala da implementação do novo modelo de recolha de lixo.

A proposta inicial da comissão técnica sobre o projecto que aprova o modelo de reajustamento da taxa dos serviço de limpeza e saneamento havia sido apresentada ao Chefe de Estado a quando da realização da  8ª Reunião Ordinária Conjunta da Comissão Económica e da Comissão para a Economia Real do Conselho  de Ministros, a 21 de Abril.

A implementação da cadeia de valores deste novo modelo baseia-se na recolha, transportação, armazenamento, aproveitamento, tratamento  e deposição final; processos que se forem implementados no país, possibilitarm a redução da produção de resíduos dizem Sianga Abílio.

A proposta inicial apresentada naquela reunião relativa à taxa dos serviços de limpeza e saneamento para a capital fixava para os distritos urbanos de Luanda, Talatona, Vida Pacífica e Kilamba o valor de 10 mil kwanzas, para os municípios de Belas, Cazenga, Caucaco e Viana mil e quinhentos kwanzas enquanto Kissama e Icolo e Bengo, quinhentos kwanzas.

Para as empresas, foi proposta para as micro-empresas a taxa de 10 mil kwanzas, pequenas empresas, institutos, estabelecimentos públicos 16 mil kwanzas, médias empresas 35 mil kwanzas, as administrações dos condomínios da província de Luanda 15 mil kwanzas, as grandes empresas 150 mil kwanzas.

Segundo Sianga Abílio, os contratos de concessão já foram negociados com as empresas, e que doravante as mesmas serão operadoras concessionárias, que no quadro do novo modelo vão trazer o financiamento para tal.