Taxa do lixo vai ser paga via banco

Taxa do lixo vai ser paga via banco

Anunciou o Vice-governador de Luanda, José Cerqueira, que falando a imprensa adiantou que o pagamento da taxa não vai ser feito a favor das administrações municipais, mas em contas que vão ser abertas em todos os bancos, geridas pelo Ministério das Finanças e pelo Governo da Província de Luanda. O dinheiro das contas, como explicou José Cerqueira, vai ser destinado ao pagamento das empresas operadoras de limpeza e de outros serviços eventualmente ligados ao processo.
As administrações municipais vão ter apenas o papel de fazer chegar a factura de cobrança ao cidadão, ao domicílio, assim como as operadoras fazerem a entrega das mesmas às empresas e condomínios.
Numa primeira fase, que entra já em vigor dentro de semanas, começa a ser feita a cobrança directa às empresas, condomínios, ou bairros que estejam bem organizados, e depois, segue a cobrança ao cidadão, morador, dentro de meses, por ser um processo mais complexo.  José Cerqueira disse que não se pode assegurar que todos os cidadãos comecem a pagar ao mesmo tempo, mas que o sistema só vai arrancar quando a grande maioria estiver licenciada.