Banco postal já funciona em Angola

Banco postal já funciona em Angola

Foi inaugurada nesta terça-feira em Luanda o Banco postal, na presença do governador do BNA Valter Filipe, da PCA dos correios de Angola e do Ministro das finanças Archer Mangueira. Luanda a primeira província em que foi lançado este projecto conta com 150 quiosques e Huambo vai contar com 50, enquanto as agências repartem-se em três em Luanda (no Instituto Superior das Tecnologias de Informação e Comunicação, Valódia e Prenda), e outra na cidade do Huambo, as quiosques recebem as designações de Xiquila Money.

Segundo o ministro das Finanças, Archer Mangueira, esta instituição vem fortalecer o sistema financeiro nacional, um dos fortes objectivos da macro-económico de Angola.

Acrescentou que a banca postal, nos mercados aonde ela já existe, tem como principal vocação a comercialização de produtos de poupança, promovendo a mentalização de poupança na população.

"Como sabem os níveis de poupança no nosso país ainda é bastante baixo e a poupança é fundamental e crucial para o investimento, crescimento económico e o desenvolvimento humano das sociedades", disse o governante.

O Banco Postal é a marca dos Correios de Angola que presta serviços bancários básicos em todo o território nacional. Tem como objectivo levar serviços de correspondente à população desprovida de atendimento bancário e proporcionar acesso ao sistema financeiro.

O governador do BNA, Walter Filipe, interveio no acto para valorizar o novo banco, exemplificando o caso da sua empregada que não conseguia efectuar uma transferência para a província do Huambo, o que agora poderá ser feito através dos quiosques. A empregada pode depositar num dos quisoque de Luanda e o destinatário receber nos do Huambo.