Isabel dos santos reage as informações sobre a possível saída da Sonangol

Isabel dos santos reage as informações sobre a possível saída da Sonangol

A empresária Isabel dos Santos desmente possível saída da liderança da SONANGOL antes das próximas eleições.

Empresaria que falava esta Segunda-feira em conferência de imprensa de apresentação de balanço, promete continuar empenhada na rentabilização da empresa.No Relatório e Contas de 2016, foi destacado um crescimento de 36% nos resultados operacionais. Um resultado que, de acordo com a Presidente do Conselho de Administração, Isabel dos Santos, “…é ainda mais positivo pois foi conquistado num ano em que a Sonangol enfrentou um contexto muito adverso, tanto a nível nacional como internacional.”

 De destacar que o ano de 2016 foi marcado por uma subida de inflação, com consequente redução de procura interna, e por uma muito acentuada quebra do preço médio do barril de petróleo nos mercados internacionais, expressa na redução de 16% dos preços das ramas Sonangol, como foi, aliás, salientado pela Administradora Executiva, Dra. Eunice de Carvalho.

 Nesta apresentação dos resultados de 2016, o Administrador, Dr. Sarju Raikundalia, salientou o valor de 525 mil milhões de kwanzas no EBITDA, e um resultado líquido no exercício superior a 13 mil milhões de kwanzas, indicadores que reflectem uma inversão da tendência de queda abrupta nos exercícios dos dois anos anteriores solidificando, assim, as bases da recuperação da Sonangol.

Outro dado altamente positivo é a manutenção da produção petrolífera que, ao longo de 2016, e apesar de todos os condicionalismos, manteve-se acima do valor de 1 milhão e 700 mil barris por dia, colocando Angola como primeiro produtor de petróleo no continente africano.

{flexiaudio}20423{/flexiaudio}