BPC aposta no saneamento da carteira e crédito

BPC aposta no saneamento da carteira e crédito

Segundo o Alcides Safeca, presidente do Conselho de Administração do BPC,  que falava à  imprensa, à margem da  tomada de posse  do administrador executivo desta instituição, Fernando Heitor, está  em curso  a apreciação  e discussão  com os respectivos  credores,  os processos  ligados  ao crédito  concedido  aos clientes, com  vista a sua recuperação.

Sem  avançar  números  sobre  o valor  actual  da carteira  de credito mal parado,   Alcides  Safeca  referiu  que tal processo  vai influenciar  na retoma  da concessão  de crédito aos clientes do  banco,   perspectivando  dar início  no primeiro trimestre de 2018.

“A concessão de  crédito  aos nossos clientes  está  para breve, um  facto  que vai depender do saneamento  da carteira  de crédito que está a ser feito”,  garantiu.

Até Julho deste ano, 231 mil milhões de kwanzas era  o valor da carteira de crédito mal parado que Banco de Poupança e Crédito (BPC) previa vender à Recredit, no âmbito do plano de recapitalização da instituição financeira.

O BPC tem balcões nas 18 províncias de Angola e é o maior banco comercial do país, com 444 pontos de atendimento. A sua criação em 1991 é precedida de outras instituições que lhe deram origem desde 1956.