Ministério das finanças confirma detenção de director nacional do tesouro

Ministério das finanças confirma detenção de director nacional do tesouro

O Ministro das finanças Archer Mangueira, confirmou esta Sexta-feira a detenção de edson Augusto dos Santos Vaz, director nacional do tesouro pelos Serviços de Investigação Criminal SIC.

Em comunicado de imprensa, o ministério, sem mais pormenores, limita-se a informar que o detido é “suspeito da prática de ilícitos criminais no exercício das suas funções”.

Informações por confirmar, postas a circular em Luanda, dão conta que Edson Vaz teria facilitado um esquema de pagamentos com recursos públicos a empresas fantasmas.No seu comunicado, o Ministério das Finanças destaca que, enquanto principal interessado na preservação de elevados padrões de ética e legalidade nas Finanças Públicas, colabora sempre com as autoridades judiciais.

De acordo com a mesma fonte, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, tem insistido reiteradamente na probidade e na legalidade, junto de todos os responsáveis, técnicos e trabalhadores do sector das Finanças Públicas.

“Deles tem requerido carácter, competência e responsabilização, o que será cada vez mais reforçado”, reforça a instituição, frisando que tem “sempre presente a presunção da inocência e a separação entre os poderes Executivo e Judicial”.

 

O Ministério das Finanças continuará a colaborar com as autoridades judiciais para o pleno esclarecimento deste caso, destaca o comunicado.