Peixeiras da Mabumba com melhores condições de trabalho

Peixeiras da Mabumba com melhores condições de trabalho

Foi inaugurado nesta Quinta- feira em Luanda o Mercado da velha Mabunda que conta agora com melhores condições técnicas, de sanidade e de segurança alimentar, para a venda de pescado a grosso dando assim oportunidade os que se dedicam a comercializar  os produtos de pescado a retalho.

O corte de fita foi feito pela ministra das Pescas, Vitória de Barros, no âmbito do Dia Nacional das Pescas.

O mercado recebe em média dois mil clientes dia, e vai albergar as vendedoras que comercializavam o pescado em zonas sem o mínimo de  sanidade.  

Esta é a segunda fase de um projecto inaugurado em 2011 e contempla uma zona para a descarga do produto provenientes da pesca  artesanal, uma área para a venda do pescado a grosso, duas naves para a venda do peixe seco e fresco a retalho e hortícolas, arrecadação para os artefactos de pesca, sistemas de tratamento de águas residuais, para o uso doméstico e fabrico de gelo .

O mercado  comporta, ainda, duas cozinhas comunitárias, dois contentores  frigoríficos para a conservação do peixe, um sistema de transformação dos resíduos piscatórios em fertilizantes agrícolas.

{flexiaudio}21103{/flexiaudio}