Governo angolano desmente anomalias com o ANGOSAT 1

Governo angolano desmente anomalias com o ANGOSAT 1

O secretário de estado para as tecnologias de informação Manuel Homem, disse esta Quarta-feira, que o Satélite Angolano, ANGOSAT 1 fes o seu percurso normal e está em órbita.

O responsável falava á saída da sessão do conselho de ministros realizada nesta Quarta-feira, tendo prometido mais detalhes nas próximas 8 ou 16h.

{flexiaudio}21262{/flexiaudio}

Na manhã desta Quarta-feira órgãos de informação nacionais e estrangeiros falavam da perda do contacto com o Angosat lançado na terça-feira do cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, segundo uma fonte espacial russa.

Receiava-se um novo revés um mês após a perda de um outro aparelho.

"O contacto cessou temporariamente, perdemos a telemetria", indicou a mesma fonte à agência France Press, dizendo esperar restabelecer o contacto com o satélite.

Nesta terça-feira, o foguete Zenit com o primeiro satélite da Angola a bordo, Angosat-1, foi lançado pela Rússia do cosmódromo de Baikonur, depois de ter sido testado inúmeras vezes.

De acordo com a Roscosmos, Corporação Estatal de Actividades Espaciais da Rússia, o foguete pôs o satélite na órbita terrestre como planificado, separando-o do estágio orbital de transferência.