130 Milhões de dólares disponibilizados pelo Banco Mundial para agricultura

130 Milhões de dólares disponibilizados pelo Banco Mundial para agricultura

No âmbito do projecto de Desenvolvimento de Agricultura Comercial, o financiamento foi aprovado e vai ajudar a aumentar a produtividade e o acesso ao mercado dos beneficiários elegíveis ao longo de dois corredores rodoviários que ligam a principal área agrícola do planalto central  aos demais mais importantes mercados urbanos de Luanda.

De acordo com uma nota da representação do Banco Mundial em Angola a que a Angop teve acesso, o apoio financeiro do projecto  foi aprovado no dia 29 deste mês, com um custo total de 184,5 milhões de euros  (equivalente a USD 230 milhões) financiados pelo empréstimo do Banco  Internacional de Reconstrução e  Desenvolvimento (BIRD ) no valor de 105,5 milhões de  euros (correspondente a USD 130 milhões) e um crédito da Agence Française de Développement de 79 milhões  de euros.

Pequenas e médias empresas (PME) do sector das agroindústrias, mulheres e jovens rurais, para além das populações rurais nas áreas do projecto que vivem perto das estradas rurais reabilitadas, organizações empresariais e instituições académicas e de investigação irão também beneficiares  deste  projecto.

O Banco Mundial considera ainda que, a agricultura comercial é um sector emergente em Angola com elevado potencial, oportunidade e procura.

Com uma população crescente, maioritariamente urbana, prevê-se que os gastos em alimentos e bebidas aumentem nos próximos anos.

Desta feita, o  projecto proposto deverá dar um forte contributo para a agenda de diversificação económica do Governo.

Para além da assistência técnica e do apoio financeiro aos agricultores elegíveis e às PME do sector das agro-indústrias nas áreas do projecto, o projecto apoiará as infra-estruturas rurais.

Apoiar a diversificação económica é um pilar fundamental do quadro de parceria Estratégica do Banco Mundial com Angola, no período 2016 até 2019.