Mais de 35 mil pessoas visitaram a 35ª edição da Feira Internacional de Luanda

Mais de 35 mil pessoas visitaram a 35ª edição da Feira Internacional de Luanda

Segundo Bruno Bruno Albernaz, do grupo Arena Eventos, em relação à edição anterior, a FILDA 2019 registou um aumento de 16 por cento de participação de empresas nacionais.

A edição 2019 contou com 785 expositores nacionais e estrangeiros de 22 países, um aumento a dobrar em relação a 2018 que acolheu 372 expositores.

A Bielorrússia foi o país estreante, com empresas dos sectores agrícolas, pecuária, indústria, entre outros.

De acordo com Bruno Albernaz, 77 por cento das empresas que participaram estabeleceram parcerias para futuros negócios e 74 consideraram que os contactos foram bastante positivos.

Ao falar à imprensa, o gestor disse que estes dados resultam de um inquérito feito pela organização durante a exposição, que dá conta também que 94 por cento dos expositores pretende investir ou reinvestir em Angola.

Estes dados, continuou, são muito importantes porque a FILDA é uma amostra não só nacional, mas também internacional e pelos níveis que está a atingir poderá ser considerado o maior evento a nível nacional.

Considerou que esta edição foi positiva em todos os sentidos, a organização trabalhou para que os expositores saíssem da feira satisfeito e com vontade de trabalhar.

Em relação ao volume de negócios desta edição, disse que não há dados concretos, mas que as empresas têm estado a estabelecer parcerias e pelos dados preliminares há já uma previsão de que se superou a edição anterior em termos de empresas nacionais e estrangeiras.

“Aquilo que estamos a tirar como amostra é que a feira atingiu e ultrapassou os objectivos e metas preconizadas. Várias empresas estabeleceram parcerias e muitos empresários encontraram soluções que procuravam”, observou, sublinhado ser este o objectivo da FILDA.

Quanto à participação das empresas angolanas, disse que também se registou uma forte presença de mais de 700 empresas de vários sectores de actividade, algumas marcaram presença pela primeira vez.

Informou que nesta edição se destacaram mais empresas sedeadas em Luanda, Benguela, Huambo, Huila, Cabinda e Cuanza Sul.

A FILDA, que decorrer sob o lema “Dinamizar o sector privado e promover o crescimento económico”, conta com a participação de 21 países: Portugal, Alemanha, Indonésia, Turquia, França, Índia, China, Reino Unido, Noruega, Suécia, Suíça, Israel, Brasil, Japão, Bielorrússia, Uruguai, Macau (Região administrativa Especial da China), Itália, África do Sul, Holanda e Estados Unidos da América.

Produtos e serviços ligados à banca, telecomunicações e tecnologias de informação, petróleos, transportes e logística, indústria e turismo, construção civil, intermediação imobiliária, agricultura, entre outros, estão patentes na feira, cujas portas encerraram hoje.

Reportagem de Ribeiro André