Ministério das finanças liderado por uma jovem mulher Vera Daves

Ministério das finanças liderado por uma jovem mulher Vera Daves

Primeira mulher em Angola a assumir as pastas das finanças em Angola.

Vera Daves foi escolhida pelo presidente João Lourenço para substituir Augusto Archer Mangueira. A até agora secretária de Estado sobe assim a ministra das Finanças de Angola, passando Archer Mangueira a sentar-se na cadeira de governador da Província do Namibe, cargo deixado livre pela exoneração de Carlos Da Rocha Cruz.

O ambicioso programa de privatizações de Angola será um dos principais assuntos que passam para as mãos da nova ministra. “Numa primeira fase, haverá dores de crescimento e alguns receios, mas o que é fundamental é garantir que no final do processo o país saia da letargia que tem impedido de resolver problemas como o emprego, a competitividade e a eficiência”, disse há cerca de mês e meio Vera Daves, sobre o assunto, numa cerimónia de apresentação do programa de transferência de activos do Estado para o sector privado.

Licenciada em em Economia pela Universidade Católica de Angola, Vera Daves foi técnica de Finanças na Sonangol e diretora do gabinete de produtos e research do Banco Privado Atlântico, antes de entrar para a Comissão do Mercado de Capitais, onde chegou em 2012.

Para o lugar da até agora secretária de Estado do Tesouro e das Finanças foi hoje nomeado Osvaldo Victorino João. A nota enviada pela Casa Civil do presidente João Lourenço dá ainda conta de mudanças na Educação, com Maria Cândida Teixeira a dar o lugar a Ana Paula Elias.

De saída está também José Manuel Vieira Dias Cunha, que abandona o cargo de secretário de Estado para a Saúde Pública, sucedendo-lhe Franco Cazembe Mufinda. Também Carlos Ulombe Esperança da Silva foi exonerado do cargo de vice-governador da Província do Bié para o sector político, social e económico, assumindo António Manuel o seu lugar.