Bispos católicos satisfeitos com o trabalho na Sociedade Mineira de Catoca

Bispos católicos satisfeitos com o trabalho na Sociedade Mineira de Catoca

Bispos da CEAST em Assembleia na Diocese de Saurimo visitaram este Sábado a Sociedade mineira de Catoca, que antes de começar a visita guiada, foi exibido um documentário para explicar como funciona o projecto Catoca.

A Sociedade Mineira de Catoca Lda. é uma Empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes, hoje constituída pela Endiama (Angola), Alrosa (Rússia), e Lev Leviev International – LLI (China). Catoca é a quarta maior mina do Mundo explorado a céu aberto e a maior empresa no subsector diamantífero em Angola, sendo responsável pela extracção de mais de 75% dos diamantes angolanos.

Segundo o chefe de departamento de Geologia de Catoca, Engenheiro Teòlifo Chifunga, actualmente a produção de Catoca esta dentro do planeamento do ano de 2019 e tudo esta a ser cumprido de acordo com esse planeamento” não podemos avançar com dados de números reais porque ainda estamos num processo de produção e teremos esses resultados consolidados no final do ano corrente, e a nossa meta real esta dentro daquilo que esta planificado e não podemos exceder porque temos que cumprir a risca aquilo que foi planeado”, adiantou

Para a reportagem Ecclesia o Bispo de São Tome, Dom Manuel Clemente, satisfeito com a visita efectuada, falou da importância que tem os diamantes para a economia angolana e também chamou a atenção ao impacto do sector de mineração em relação ao ambiente” foi interessante ouvir as explicações como estão a fazer a exploração preservando o meio ambiente”.

E o Secretário-geral da CEAST Dom António Jaca, mostrou-se bastante encantado com o trabalho que se faz, a ligação entre homens e maquinas, esse esforço mutuo de engenharia” È bom ver que há trabalho, esforço, empenho, dedicação tudo para fazer com que o país possa ter o necessário para se desenvolver, esperemos que estes investimentos nesta área dos diamantes motivem também outras áreas no sector económico do país”.

Coube ao Porta-voz da CEAST e Bispo de Cabinda Dom Belmiro Chissengueti fazer o resumo da visita.