Dois cidadãos chineses foram condenados por pesca ilegal em Baia Farta

baiafartaDois cidadãos chineses foram condenados sexta- feira última, no município da Baía Farta, 25 quilómetros da cidade centro- costeira angolana de Benguela, à pena de quatro meses de prisão efectiva e uma multa equivalente a cerca de 105 mil dólares americanos por prática de pesca ilegal.

Trata-se de Liu Changlei de 56 anos e Kian Shang de 38 anos, tripulantes de duas embarcações chinesas de pesca, capturadas pela Polícia Nacional na semana passada, na localidade de Chamune, 17 quilómetros a sul da Baía Farta, segundo a Agência Angolana de Notícias (ANGOP).

De acordo com a sentença lida pelo juíz Manuel Víctor Assuílo, os réus vão pagar o equivalente a cerca de 90 mil dólares americanos por pesca do carapau, proibida pelas autoridades angolanas visando a recuperação da biomassa desta espécie, e a cerca de 15 mil dólares americanos por falta de certificado de pesca e apólice de seguro.

Os réus trabalhavam para as empresas Yaming-Kicomar e Yaming Edipesca, sediadas na cidade portuária do Porto Amboim, na província de Kwanza Sul, também no litoral centro.

Durante o julgamento que durou cerca de 12 horas, apurou-se igualmente que os réus em causa não tinham residência fixa, pelo que permaneciam mais tempo nas embarcações, para além de possuírem vistos de permanência em Angola já caducados.

Os réus teriam entrado em Angola em finais de 2008, mas Liu Changlei estaria autorizado a permanecer no país apenas por 15 dias, enquanto Kian Shang por nove meses.

Nos dois barcos foram encontradas 45 toneladas de carapau, sendo 25 no primeiro e 20 no segundo, enquanto que outras três embarcações teriam escapado ao cerco da Polícia.