Missão do FMI em Luanda para negociar apoio financeiro contra a crise

fmi1O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai proceder, a partir de hoje, em Luanda, à primeira revisão do empréstimo de 1,4 mil milhões de dólares assinado com o governo de Angola em Novembro de 2009.

A equipa do FMI, chefiada por Lamin Leigh, que já esteve à frente das negociações que ocorreram antes da assinatura definitiva do acordo de empréstimo "stand by" em Washington, vai rever, segundo fonte do Banco Nacional de Angola (BNA), a forma como o acordo está a ser executado perante os objectivos traçados.

Este acordo, que foi anunciado pelo governo de Luanda como o mais avultado concedido pelo FMI a um país africano, tem por objectivo ajudar Angola a ultrapassar as dificuldades causadas pela quebra das receitas em resultado da redução dos preços do petróleo e dos diamantes na sequência da crise financeira internacional.

O montante do empréstimo foi colocado à disposição de Angola de uma forma faseada e por um período de 27 meses a partir do momento da sua assinatura.

Em Dezembro, o director-geral adjunto do FMI, Takatoshi Kato, elogiou em Luanda o esforço do governo angolano para melhorar a transparência fiscal, "especialmente no sector dos petróleos".