Produção de petróleo em Angola deverá aumentar 16 por cento em 2011

petroleo_angolaA produção petrolífera de Angola deverá aumentar 16 por cento para 2,2 milhões de barris por dia em 2011 na sequência de novas descobertas de petróleo, afirmou na Cidade do Cabo o vice-ministro dos Petróleos de Angola.

No decurso de uma conferência petrolífera realizada naquela cidade sul-africana, Aníbal Octávio da Silva disse que vão ficar operacionais novos poços em águas muito profundas e revelou que vão ser concedidas novas licenças de exploração.

Citado pela agência noticiosa Bloomberg, o vice-ministro referiu estarem em desenvolvimento mais de 30 novas descobertas de petróleo.

Angola espera atrair investimentos de 50,6 mil milhões de dólares na indústria do petróleo entre 2009 e 2013, dos quais 39 por cento para uma refinaria que será construída no Lobito.


O vice-ministro falou deste projecto, por enquanto detido na totalidade pela estatal Sonangol, para o qual Luanda está a tentar captar investidores estrangeiros, lembrando que está projectada para começar a operar em 2014.