EMIS planeia emitir cartões multicaixas internacionais

multi12010Um projecto designado "Nova Plataforma de Emissão e Gestão de Cartões" está a ser desenvolvido pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), para que a firma possa emitir e processar em Angola cartões de marcas internacionais como o Visa e o Master Card.

Ao anunciar o facto à Angop, o director de tecnologias e segurança da EMIS, Eduardo Martins Pinto, declarou que a empresa perspectiva concluir a plataforma em Outubro próximo e quando o sistema começar a funcionar os bancos poderão negociar com as referidas marcas para editar um cartão misto multicaixa Visa ou multicaixa Master Card.

"O que acontece com as marcas é que a emissão de marcas internacionais depende de acordos entre os bancos e as marcas e são os bancos que vão decidir se querem fazer um multicaixa Visa, um multicaixa Master Card ou se querem apenas emitir Visa ou só emitir Master Card", elucidou.

Sobre a insuficiência de dinheiro na rede multicaixa aos fins de semana, o responsável atribuiu essa responsabilidade aos bancos por suportam a logística dos Atms, cabendo a EMIS identificar os terminais sem dinheiro e comunicar as instituições bancárias sobre a necessidade de encher as caixas automáticas.

Em Abril último, a rede multicaixa reduziu a sua produção em 14 porcento, resultante do excesso de chuvas, da degradação dos acessos aos multicaixas e a impossibilidade de abastecer e fazer manutenção às máquinas, afirmou.

"A EMIS reconhece grande esforço dos bancos, mas é muito complicado nas nossas condições garantir que todas as máquinas tenham notas diariamente, sobretudo aos finais de semana período de maior pressão sobre as máquinas", justificou. 

Criada a 18 de Abril de 2002, a rede multicaixa é integra pelo BNA, accionista maioritário, e pelos bancos comerciais existentes no país. É responsabilidade da EMIS garantir o funcionamento da rede, resolver problemas de disputa entre bancos e entre os bancos e os clientes, sobre a ocorrência de falhas numa determinada operação no caixa automático.