ISCED deve trabalhar na criação de centros de excelência

ministraA ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, apelou esta quinta-feira, em Luanda, aos directores-gerais dos institutos de Ciência de Educação (Isced) a trabalharem na criação de centros de excelência nas suas regiões académicas.

Cândida Teixeira fez o apelo quando discursava na cerimónia de empossamento dos directores dos Isced, bem como das escolas superiores pedagógicas e alguns funcionários do Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia (MESCT).

Segundo a governante, os centros de excelência permitirão alcançar altas performances na ciência e tecnologia, a criação de capacidades humanas e infra-estruturas técnico-científicas, na perspectiva da busca de soluções para atender às necessidades que propiciem o desenvolvimento de uma sociedade de conhecimento.

"É urgente que as instituições do ensino superior, quer sejam públicas, quer sejam privadas, fomentem a investigação científica e tecnológica nas diferentes áreas do saber, vários níveis académicos, seja desde a licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-graduação", disse.

Os responsáveis das referidas instituições, acrescentou, devem garantir aos docentes, trabalhadores não docentes e estudantes, as condições que permitam gradualmente atingir a qualidade do ensino esperada e combater todas as práticas negativas, assim como as que lesam o bom nome das instituições de Ensino Superior.

Para Cândida Teixeira, neste âmbito, ressalta-se como uma chamada de atenção de todos os recém-empossados para o cumprimento rigoroso da lei de probidade pública.

O secretário de Estado para o Ensino Superior, Adão do Nascimento, presenciou a cerimónia de empossamento dos directores-gerais dos Isced de Luanda, Huambo, Uíge, bem como do Instituto Superior Pedagógico do Kwanza Sul e das escolas Superior Pedagógicas do Bengo, Bié e Kwanza Norte.