Mpinda Simão saúda crianças e educadores do país

0010.320pindaO ministro da Educação, Mpinda Simão, disse hoje (terça-feira), em Luanda, que todos os dias do calendário devem ser dedicados com amor e carinho a todas as crianças do universo. Em mensagem de felicitações dirigida às crianças e aos educadores, no êmbito do Dia Internacional da Criança, a comemorar-se a 01 de Junho, o titular da pasta da Educação frisou que os pais e educadores devem dedicar, todos os dias, atenção especial aos problemas das crianças.

"Pela passagem de mais 1 de Junho, data que, necessariamente, nos remete ao sexagésimo primeiro aniversário da Declaração Universal dos Direitos da Criança, quero, em meu nome pessoal e dos educadores do nosso país, saudar todas as crianças do mundo e, em especial, as nossas crianças angolanas", refera a nota de mensagem.

Segundo o ministro, é efectivamente neste dia que cumpre saber se as condições familiares e sociais das crianças, em cada país do mundo, têm melhorado em relação aos anos anteriores. O importante é haver sempre uma evolução no sentido positivo.

Segundo Angop o responsável, no âmbito do primado dos direitos e liberdade dos menores, apelou às pessoas no sentido de reflectirem hoje se todas as crianças, sem qualquer discriminação de cor, sexo, língua, religião, etnia, local de nascimento, origem social ou qualquer outra condição, gozam da protecção familiar e social.

"Neste importante dia, felicito, sobretudo as crianças angolanas que no nosso país ou na diáspora frequentam instituições de instrução e educação, para, no futuro, participarem, de forma activa e com a competência devida, na vida produtiva, na cultura e no exercício pleno da cidadania", lê-se no documento.

O primeiro Dia Mundial da Criança foi comemorado em 1950. Após a segunda Guerra Mundial, em 1945, os países da Europa e do Oriente entraram em crise. As populações destes países viviam mal, em especial as crianças que muitas das quais ficaram órfãs.