Segurança na região dos grandes lagos reúne chefias militares em Luanda

Segurança na região dos grandes lagos reúne chefias militares em Luanda

Os chefes dos Estados Maiores das Forças Armadas dos países membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos estão reunidos em Luanda, para, dentre outros assuntos, analisar na vertente militar a actual situação de paz e segurança nesta região.

O encontro, decorre no Centro de Convenções de Talatona e está a ser presidido pelo chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, general de Exército, Geraldo Sachipengo Nunda, e antecede um outro a nível de ministros da defesa da CIRGL , que terá lugar dia 20 (terça-feira) na capital.

A República de Angola, assume desde Janeiro de 2014 a presidência da CIRGL.

Conflitos ainda latentes nas Repúblicas Democrática do Congo, Centro-Africana, no Burundi e Sudão do Sul, têm criado certa instabilidade de paz e segurança nestes países e na região na globalidade.

Esta organização regional foi criada após os conflitos políticos que assolaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concertado com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

Integram a Conferência Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos de origem tectónica, localizados na África oriental, que incluem alguns dos mais profundos do mundo. A maior parte formaram-se há cerca de 35 milhões de anos no Vale do Rift Ocidental, um dos ramos desta formação geológica que abrange a Etiópia, Quénia, Tanzânia, Uganda, Rwanda, Burundi, RD Congo, Malawi e Moçambique.