Fim do mandato de Angola no Conselho de Segurança da ONU

Fim do mandato de Angola no Conselho de Segurança da ONU

Angola terminou, nesse sábado, os seus dois anos de mandato como Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, com o sentimento de ter superado as expectativas geradas aquando da sua eleição, em 16 de Outubro de 2014.

Eleito por 190 dos 193 Estados Membros, o país iniciou o seu mandato no dia 1 de Janeiro de 2015, pautando a sua actuação numa agenda que privilegiou a resolução e prevenção de conflitos no mundo, em particular em África, região assolada por inúmeras crises políticas.

Durante o seu mandato, Angola presidiu o Grupo de Trabalho Ad Hoc sobre a Prevenção e Resolução de Conflitos em África (2015-2016) e o Grupo de Trabalho Informal e Outras Questões de Procedimento (2015), bem como foi Vice-Presidente de outros Órgãos Subsidiários do Conselho de Segurança.

Durante o biénio de Angola no Conselho de Segurança, este órgão responsável pela paz e segurança internacional realizou cerca de 500 reuniões públicas e privadas e mais de 300 sessões de consultas, tendo adoptado perto de 130 resoluções e emitido mais de 40 declarações presidenciais e 136 comunicados de imprensa sobre diversas matérias.

Entre as reuniões, incluem-se diversos Debates Abertos, tendo alguns deles contados com a participação de vários governantes nacionais.