Relação Igreja estado, Eleições e o aborto dominaram encontro dos bispos da CEAST com PR

Relação Igreja estado, Eleições e o aborto dominaram encontro dos bispos da CEAST com PR

Os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé foram recebidos na manhã desta terça-feira na Cidade Alta pelo Presidente da República José Eduardo dos Santos.

A pedido dos prelados, Dom José Manuel Imbamba Vice- Presidente da CEAST, disse que o chefe de estado ouviu dos bispos o agrado pelo facto do presidente ter tomado a decisão de não concorrer as próximas eleições e ter proposto João Lourenço à candidato do MPLA para presidente da república.

O porta voz da CEAST informou ainda que a ocasião serviu também para manifestar, em nome da instituição religiosa, votos de parabéns ao Presidente da República pela forma como está a conduzir o processo de transição do poder para a sua sucessão com vista ao bem do país. Disse que o processo de transição merece o engajamento de todos no trabalho em prol do desenvolvimento de Angola.

No capítulo das relações mútuas Igreja e Estado e demais questões, referiu que são boas e estáveis, porque existe um permanente diálogo e colaboração entre as partes. Quanto à realização das próximas eleições em Agosto do ano em curso, Dom Manuel Inbamba salientou que a CEAST, no quadro da estabilidade, paz e justiça augura uma participação condigna de todos os cidadãos e dos partidos políticos, defendendo que haja um convívio social condigno para o bem do país.

{flexiaudio}19836{/flexiaudio}

Interrogado sobre a questão do aborto no novo Código Penal, o prelado defendeu a necessidade de se aprofundar a discussão para se exaltar a vida como um bem sagrado. A CEAST tem a sua sede em Luanda. O seu presidente, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, assume as funções desde Novembro de 2015, em substituição de Dom Gabriel Mbilingi, arcebispo do Lubango, província da Huíla.