Dom Mbinlingue “ A reforma do estado sem reforma dos seus actores sociopolíticos assemelha-se a um corpo sem alma”

Dom Mbinlingue “ A reforma do estado sem reforma dos seus actores sociopolíticos assemelha-se a um corpo sem alma”

Encerou nesta Quarta-feira em Luanda a Vª edição do fórum dos municípios e cidades de Angola, que foi aberto esta Quarta-feira sob o tema " a autoridade moralização e contracto social" o evento aconteceu no centro de convenções do Talatona em Luanda

Dom Gabriel Mbilingue, Arcebispo do Lubango, palestrou nesta Quinta feira o tema “Autoridade, Moralização e Contrato Social. O Estado e o Cidadão”, e defendeu que a Reforma do Estado sem a reforma dos seus actores sociopolíticos, faltaria a alma ao corpo, seria falar de acção sem ética nem patriotismo. As promessas eleitorais, o juramento no acto da assunção dos encargos de governação seriam esvaziados da sua força motivadora. A moralização como garantia de humanização dos serviços está a tratar de e com pessoas humanas, “há que ter um serviço humanizado, onde o cidadão se sinta acolhido, respeitado, valorizado, um serviço que requer quadros competentes, uma humanização de serviços com destaque na saúde e na educação”, acrescentou o prelado.

Para o prelado, a política no nosso País deveria empenhar-se na recuperação e reconstrução do homem, criando para ele um espaço vital propício para o seu desenvolvimento integral e educando-o na verdade e na virtude. Para tal um 1º passo se impõe, o de recriar a imagem do Estado: não mais um Estado que incute o terror e repulsa, mas um Estado que inspira confiança, respeito e obediência e capaz de ouvir e dialogar com todos os seus súbditos.

{flexiaudio}21055{/flexiaudio}