João Lourenço exonera comandante da polícia e chefe da secreta militar

João Lourenço exonera comandante da polícia e chefe da secreta militar

Entre as mais de 60 entidades nomeadas esta Segunda-feira, pelo Chefe de Estado, constam, comandante-geral da Polícia Nacional, comissário Alfredo Eduardo Manuel Mingas, em substituição de Ambrósio de Lemos, do Serviço de Inteligência e de Segurança Militar, general Apolinário José Pereira, em substituição do também general José Maria.

No acto de tomada de posse o presidente João Lourenço, pediu ao novo comandante-geral da Polícia Nacional e às novas chefias do Serviço de Inteligência e de Segurança Militar, medidas firmes contra o tráfico de drogas e de moeda estrangeira, criminalidade violenta e a imigração ilegal, em muitos casos, ligada ao garimpo de diamantes.

{flexiaudio}21078{/flexiaudio}

Foram ainda exonerados os chefes da Casa de Segurança do Presidente da República, das Forças Armadas, do Ministério da Defesa Nacional, da Inspecção-Geral da Administração do Estado, do Serviço de Investigação Criminal e do Serviço de Migração e Estrangeiros. Na Inspecção-Geral do Estado, Joaquim Mande foi exonerado, a seu pedido, sendo nomeado, em seu lugar, Sebastião Domingos Gunza. 
Como inspectores-gerais adjuntos, foram nomeados Beatriz Alberto Quitambe Fernandes, Rosa Luís de Sousa Micolo e Maria Isabel Fernandes Tormenta dos Santos, que substituem Artur Mário Neínda, Pena Fernandes da Silva e Beatriz Alberto Quitambe Fernandes. Na Polícia Nacional, além do comandante-geral, Eduardo Manuel Mingas, foram nomeados Gil Famoso Sebastião da Silva, para o cargo de director-geral do Serviço de Migração e Fronteiras, Jorge de Mendonça Pereira, para director do Serviço Penitenciário e Bênção Cavila Nyoka, que é agora o comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros. Abel Baptista chefia o Gabinete de Informação e Análise do Ministério do Interior, enquanto os comissários Eduardo Cerqueira, António Vicente Gimbe e Aristófanes dos Santos foram nomeados para delegados do Ministério do Interior e comandantes provinciais da Polícia Nacional do Huambo, Bié e Lunda-Sul, respectivamente.