Comissão política da UNITA decide se aceita ou não o pedido de Isaías Samakuva

Comissão política da UNITA decide se aceita ou não o pedido de Isaías Samakuva

Isaías Samakuva que já concorreu a 4 mandatos e venceu todos eles, manifestou, na reunião do Comité Permanente da UNITA, logo após as eleições gerais de 23 de Agosto, que abandonaria a liderança do partido. Dai a convocação da cúpula dirigente para analisar e se pronunciar sobre a eventual renúncia de Samakuva ao cargo de presidente da UNITA e, posteriormente, a marcação de uma data para realização de um congresso extraordinário para a escolha do seu sucessor.

Nesta Quinta-feira ao tomar a palavra, antes do início dos trabalhos da terceira reunião da Comissão Política do partido, Samakuva não fez qualquer referência à intenção de se retirar da liderança da UNITA, preferindo responder, entre outras coisas, para os que dizem que as acções do actual Presidente da República, João Lourenço, têm deixado a oposição sem discurso, uma afirmação que desmentiu.

Entretanto o Vice-Presidente da UNITA Raúl Danda deu menos de 24 horas para que seja conhecido o veredicto final da Comissão Politica sobre a decisão de aceitar ou não o pedido de Isaías Samakuva em pôr fim ao seu mandato como Presidente do maior partido da Oposição em Angola.

O Vice-presidente da UNITA Raul Danda recorda que o mandato de Samakuva vai ate 2019 e que a Comissão Política vai finalmente tratar desde dossier.