Aumentam detenções por tráfico de drogas em Angola

Aumentam detenções por tráfico de drogas em Angola

O ministro do Interior, Ângelo Tavares, disse que o aeroporto internacional 4 de Fevereiro, regista todas semanas detenção de pessoas por tráfico de drogas. Sendo que os números têm vindo a aumentar. O ministro falava à margem da 20ª sessão extraordinária do Comité de Ministros do Órgão de Política, Defesa e Segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.

Ângelo da Veiga Tavares adiantou que “ no âmbito das cooperações internacionais, uma apreensão bastante volumosa, foi o recorde da apreensão que foi no Porto De Luanda, esta a ser feito a estratégia com alteração das rotas, houve uma detenção de um cidadão que veio de Lisboa que não é normal, mas o que mais preocupa é o consumo que embora não seja elevado já preocupa”.

E A questão de drogas em Angola é séria que não se compadece com apenas belos discursos diz o antigo chefe do Departamento de Drogas Pesadas do Kunene.

Baptista Kialelo Kumesso diz ser difícil que o ministro do Interior consiga concretizar o seu desejo patriótico de combater a droga em Angola, um país onde os barões da Droga têm contactos com algumas figuras de elite corrompendo-as ou colocando suas vidas em perigo em caso de recusa da oferta de altas somas em dinheiro.

Fazendo recurso á sua experiencia na policia nacional no geral desde 1998 e especialmente de chefe de secção de combate contra as drogas pesadas desde 2006 Baptista Kilelo Kumesso propõe ao ministro do Interior a criação de órgão independentes de combate a droga ou existência de detectives criminais particulares.

{flexiaudio}21962{/flexiaudio}