João Lourenço envia carta a primeiro-ministro português

João Lourenço envia carta a primeiro-ministro português

A missiva foi entregue esta segunda-feira pelo ministro angolano das Relações Exteriores.

Manuel Augusto, durante uma audiência concedida pelo governante português.  

O ministro angolano, que está em Portugal para participar no Fórum Euro África, a decorrer esta terça-feira, na capital Lusa, foi recebido igualmente pelo Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como manteve um encontro com o seu homólogo Augusto Santos Silva.

No final desta reunião, Manuel Augusto confirmou, ainda para este ano, a visita ao país do primeiro-ministro português, António Costa.

O governante angolano não avançou datas, mas afirmou que o calendário de visitas do primeiro-ministro português ainda não está fechado.

De acordo com o titular da pasta das Relações Exteriores de Angola, a visita deverá ser “muito brevemente”, tendo garantido que o Executivo angolano deseja reforçar e aprofundar a relação com Portugal.

 “Queremos que seja uma visita à altura das nossas relações e não apenas uma visita de trabalho”, referiu.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, anunciou que “a visita terá uma forte componente económica”.


No passado dia 4 do mês corrente, o Presidente da República, João Lourenço, reafirmou em França que antes da sua deslocação a Portugal, deverá receber o primeiro-ministro português em Angola, ainda este ano.

“As visitas a este nível de chefes de Estado têm de ser preparadas com uma certa antecedência. Nós acordámos com as autoridades portuguesas que antes da minha deslocação a Portugal devo receber o primeiro-ministro português em Angola, declarou à imprensa o Estadista angolano depois de ter discursado em sessão solene do Parlamento Europeu em Estrasburgo.

Portugal é um dos principais parceiros comerciais de Angola. As empresas portuguesas têm uma forte presença na economia angolana, fundamentalmente nos sectores da construção e da banca.

Este país luso é igualmente um importante exportador de produtos alimentares e bebidas. Angola, por via das empresas privadas, tem vários investimentos em Portugal com actividades que vão desde a energia às telecomunicações e banca.
 
Actualmente, Angola é um destino para os cidadãos portugueses em busca de emprego. Um protocolo bilateral para facilitar a emissão de vistos foi assinado entre os dois países em Setembro de 2011.