Detidos na cadeia de São Paulo Zenu e Bastos

Detidos na cadeia de São Paulo Zenu e Bastos

José Filomeno dos Santos, Zenu dos Santos, filho do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos e Jean-Claude Bastos de Morais, terá sido detido esta tarde na Cadeia de São Paulo em Luanda, de acordo com o comunicado da PGR.

Além do crime de burla de 500 milhões de dólares, de que o filho de José Eduardo dos Santos, antigo Presidente de Angola, José Filomeno Sousa dos Santos e o seu sócio Jean-Claude de Morais são arguidos, eles terão que responder também pelo processo-crime referente a associação criminosa, corrupção, recebimento indevido de vantagem, entre outros.

Segundo o comunicado da PGR, "da prova recolhida nos autos resultam indícios suficientes de que os arguidos incorreram na prática de vários crimes entre eles: associação criminosa, recebimento indevido de vantagem, corrupção, participação económica em negócio", crimes previstos e puníveis "pela Lei nº3/14 de 10 de Fevereiro - sobre a criminalização de infracções subjacentes ao branqueamento de capitais e aos crimes de peculato, burla por defraudação, entre outros".

O comunicado da PGR explica que "pela complexidade e gravidade dos factos, com vista a garantir a eficácia da investigação, na sequência dos interrogatórios realizados, o Ministério Público determinou a aplicação aos arguidos da medida de coação pessoal de prisão preventiva", nos termos da lei.

Recorde-se que o presidente do Tribunal Supremo, Rui Ferreira, confirmou esta Sexta-feira recepção e tratamento do processo de transferência ilegal de 500 milhões de dólares norte-americanos, do Banco Nacional de Angola (BNA) para uma conta do Crédit Suisse de Londres (Inglaterra). O processo que está a ser estudado por um juiz que decidirá pela tramitação a seguir, disse Rui Ferreira.

{flexiaudio}22356{/flexiaudio}