João Lourenço reafirma empenho na melhoria das condições sociais das populações

João Lourenço reafirma empenho na melhoria das condições sociais das populações

O Presidente reafirmou em Cazombo empenho do Executivo na melhoria da qualidade de vida nos municípios.

Neste Sexta-feira o presidente que radiografa Moxico, inaugurou o hospital de referência no município de Camanongue.

Com capacidade para internar 75 pacientes, o Hospital Municipal de Camanongue possui áreas de medicina, pediatria, obstetrícia, serviços de laboratório, imagem, raio X, ecografia, sala de partos, bloco operatório e uma morgue.

A unidade sanitária, que também conta com uma sala para os serviços de Tele-Medicina, vai igualmente atender doentes dos municípios vizinhos da região, nomeadamente, do Léua, Cameia e Dala (Lunda Sul).

O novo hospital vai ser assegurado por três médicos especializados em clínica geral, 33 enfermeiros, sendo 18 efectivos e 15 eventuais. Nesta primeira fase, arranca com os serviços de medicina geral.  

Para o normal funcionamento, a instituição precisa de 20 médicos de várias especialidades e 55 enfermeiros.

O pleno funcionamento do bloco operatório vai depender dos resultados da cooperação com os técnicos da República de Cuba e do próximo concurso público da saúde para a contratação de especialistas angolanos.

Por se localizar ao longo da Estrada Nacional 180, que liga Luena a Saurimo e Malanje, o hospital constitui uma mais-valia para a  assistência de eventuais acidentes que ocorrem nessa via.

Situado a 52 quilómetros a norte da cidade do Luena, capital da província do Moxico, Camanongue conta com 32 mil e 761 habitantes, distribuídos nas regedorias de Mussiringinge, Muapezo, Mazemba e Sambavu, na sua maioria camponeses.