Promiscuidades na classe jornalista vai acabar afirmam jornalistas

Promiscuidades na classe jornalista vai acabar afirmam jornalistas

Dez jornalistas foram eleitos sábado, em Luanda, para integrarem a Comissão de Carteira e Ética, durante a Assembleia Geral dos Jornalistas.

Trata-se dos jornalistas Luísa Rogério, Engrácia Matias, Honorato Silva, Miquéias de Sousa, Alexandre Africano Neto, Maria Calolo, Coque Manuel, Adelino Nguza e José Gimbi.

Os membros da comissão foram eleitos num total de 72 delegados representantes das 18 províncias do país.

A Comissão de Carteira e Ética é um organismo de direito público que a competência de assegurar o funcionamento do sistema de acreditação dos profissionais da comunicação social nos termos da lei.

Compete-lhe ainda a atribuição, renovação, suspensão ou mesmo caçar, nos termos da lei, os títulos de acreditação dos profissionais da comunicação social, bem como apreciar, julgar e sancionar a violação dos deveres ético-deontológicos dos jornalistas, entre outras competências plasmadas no artigo 30º e seguintes da Lei do Estatuto do Jornalista.

O evento serviu também para a aprovação, por unanimidade, com emenda, do Código de Ética e Deontologia Profissional, composto por 12 pontos.

Tendo em conta o carácter da assembleia, expressa o comunicado final, a plenária recomendou que a Comissão de Ética e Deontologia eleita se encarregue de continuar a recolher contribuições, por forma a enriquecer o código na próxima assembleia.

A ERCA é um organismo independente, que visa assegurar a liberdade de expressão e de pensamento através da comunicação social.

Vamos acompanhar o comunicado final