Rui Pinto revela que é o denunciante do Luanda Leaks

Rui Pinto revela que é o denunciante do Luanda Leaks

O pirata informático foi também o responsável pelo escândalo "Footbal Leaks".

O hacker Rui Pinto assumiu, esta segunda-feira, que foi o responsável pela revelação das informações que incriminam a empresária angolana Isabel dos Santos no caso Luanda Leaks.

O pirata informático, que já tinha estado por trás do escândalo "Footbal Leaks", foi a pessoa que entregou à Plataforma de Protecção de Denunciantes na África (PPLAAF) um disco externo com toda a informação sobre os negócios fraudulentos da filha do antigo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, de acordo com um comunicado assinado pelos advogados de Rui Pinto, citado pela agência Lusa.

​"Os advogados declaram que o seu cliente, o Sr. Rui Pinto assume a responsabilidade de ter entregue, no final de 2018, à Plataforma de Proteção de Denunciantes na África, um disco rígido contendo todos os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna de Isabel dos Santos, sua família e todos os indivíduos que podem estar envolvidos nas operações fraudulentas cometidas à custa do Estado angolano e, eventualmente, de outros países estrangeiros", refere o comunicado.

Segundo a nota divulgada, Rui Pinto "procurou, assim, ajudar a entender operações complexas conduzidas com a cumplicidade de bancos e juristas que não só empobrecem o povo e o Estado de Angola, mas podem ter prejudicado seriamente os interesses de Portugal". Os advogados sublinham que em causa está aquilo que o hacker entendeu ser "um dever de cidadania", e pelo qual não recebeu qualquer contrapartida.