Troca de tiros entre forças de segurança da RDC e de Angola causa morte de 1 agente

Troca de tiros entre forças de segurança da RDC e de Angola causa morte de 1 agente

O Governo da província Congolesa do Kasai diz que a morte do soldado angolano, na fronteira entre os dois países, foi um acidente. Segundo DW, a RDC reclama que as tropas de Angola frequentemente violam os limites do seu território.

A mesma fonte refere que um soldado angolano foi morto no domingo 05 de Julho de 2020 por tropas da República Democrática do Congo (RDC) após uma troca de tiros ao longo da fronteira, avançaram as autoridades congolesas.

Já o ministro do Interior da província do Kasai, Deller Kawino, disse à agência de notícias France Press que o soldado angolano abriu fogo contra oficiais de inteligência congoleses no Kasai, sul da RDC, e um dos oficiais ficou ferido.

As tropas congolesas responderam ao ataque e mataram o referido soldado, disse Kawino, acrescentando que antes da troca de tiros, um grupo de soldados angolanos havia avançado três quilômetros no território da RDC.

O ministro do Interior da RDC também disse que um dos angolanos terá registado imagens com um telemóvel.

"As autoridades angolanas pediram o corpo do soldado que foi acidentalmente morto pelas forças de segurança da RDC", disse à AFP o governador de Kasai, Dieudonne Pieme.

"Concordamos em princípio, mas pedimos um relatório que certifique que o soldado foi morto no território da RDC", concluiu o governador do Kasai citado pela mesma fonte.