General Kundi Paihama vai a enterrar

General Kundi Paihama vai a enterrar

O general Kundi Paihama vai esta Quinta-feira a enterrar, as 14:00 horas, no cemitério municipal do Quipungo.

Natural de Quipungo, província da Huíla, Kundi Paihama foi ministro do Interior, da Segurança de Estado, da Inserção e Controlo Estatal,  da Defesa Nacional  e também dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, além de ter sido governador das províncias de Luanda, da Huíla, de Benguela, do Huambo e do Cunene.

A urna do malogrado general encontra-se já na província da Huíla onde está também a ser organizado um velório no auditório da Universidade Mandume ya Ndemufayo. O cortejo fúnebre parte as 14:00 horas para o cemitério do Quipungo onde será sepultado após a leitura de várias mensagens onde se destaca a do Presidente da República, do governador da Huíla e da família.  

No livro de condolências, o Presidente João Lourenço destacou que Angola perdeu um dos seus melhores filhos, com o desaparecimento físico de quem dedicou toda vida à causa da liberdade e do progresso social de Angola.

“O general Kundi Paihama era fiel aos ideais e princípios pelos quais acreditava e lutava, destemido perante os perigos e desafios”, escreveu o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas.

Destacou, ainda, a pessoa “humilde, popular e falante de várias línguas nacionais” entre as qualidades que o distinguiam.

O Presidente lamentou o facto de não se poder realizar “uma grandiosa homenagem, a dimensão da trajectória e do contributo prestado à pátria”, devido aos condicionalismos impostos pela pandemia da Covid-19, que assola o mundo.

Renderam, igualmente, homenagem a Kundi Paihama o vice-presidente da República, Bornito de Sousa, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, membros do Bureau Político do MPLA, deputados, governantes, diplomatas e altas patentes dos órgãos castrenses.