Executivo entrega instrumentos regulamentares e administrativos do Acordo Quadro aos bispos

Executivo entrega instrumentos regulamentares e administrativos do Acordo Quadro aos bispos

O Executivo Angolano procedeu esta Terça-feira 12 de Outubro, à entrega formal dos instrumentos regulamentares e administrativos do Acordo Quadro aos bispos, assinado entre a Santa Sé e o estado Angolano em 2019.

Angola e a Santa Sé mantêm relações históricas seculares, desde a nomeação, em 1608 (Século XV) de António Manuel Nvunda como primeiro embaixador do então Reino do Congo em Roma.

Em 1992, o Papa João Paulo II foi a primeira mais alta entidade da Igreja Católica a visitar Angola e, em 2007, Bento XVI reconheceu que, efectivamente, António Manuel Nvunda havia chegado a Roma na qualidade de primeiro embaixador do Reino do Congo, cuja sede estava em MBanza Kongo, hoje capital da província do Zaire, território de Angola.

A Cerimónia de entrega dos instrumentos aconteceu no memorial António Agostinho Neto, presentes no acto, a representar a Igreja, o Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, Dom Giovanni Gaspari, os Bispos da CEAST encabeçados pelo Presidente da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé, Dom José Manuel Imbamba, pelo executivo, os membros do executivo, chefiados pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa civil do Presidente da República Adão de Almeida e a Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira.

Dom Giovanni, ao tomar a palavra disse que este acto formal marca a expressão de uma nova forma de empenho mútuo entre o estado Angolano e a igreja Católica em Angola, numa atitude de colaboração amigável e confidente.

O Núncio agradeceu aos técnicos das duas comissões, intergovernamental e Eclesiástica que realizaram todo o trabalho de conclusão do Acordo Quadro

Para o Presidente da CEAST, Dom Imbamba, adiantou que o processo foi longo, mas valeu a pena “ hoje estamos a receber este instrumentos que vai regulamentar todo o nosso agir social, pastoral para o bem de todos nós”.

Pelo executivo falou o Ministro de Estado e chefe da Casa civil do Presidente da República, Adão de Almeida, que começou por felicitar Dom Imbamba pela presidência da CEAST