Na conferência sobre capital humano, João Lourenço valoriza diáspora angolana

Na conferência sobre capital humano, João Lourenço valoriza diáspora angolana

O presidente da república, reconheceu nesta Sexta-feira a existência de crianças fora do sistema de ensino ou a estudarem em escolas sem condições.

João Lourenço estima o número em milhares, que refere ser o resultado da explosão demográfica, ao mesmo tempo que fala numa taxa de conclusão do ensino primário abaixo de 61 por cento.

O presidente João Lourenço, durante o discurso de abertura da conferência nacional sobre o capital humano, estimando em milhares, o número de crianças fora do sistema de ensino.

Recordamos que em Maio de 2025, a Ministra da Educação indicou que "mais de dois milhões" de crianças poderiam estar fora da escola, com um cálculo "muito superficial" a apontar para esse número. 

Em 2024, outra fonte estimou que mais de 4 milhões de crianças e jovens ficaram fora do ensino não universitário. 

Dados da UNICEF revelam que 22% das crianças em idade escolar (o que representa milhões) estão fora do sistema, o que representa um número significativo e vulnerável de crianças privadas do seu direito à educação.

Para fazer face às carências, João Lourenço prometeu mobilizar 500 milhões de dólares para a construção e reabilitação de escolas em dois anos, e garantir o recrutamento de novos professores.

Quanto á diáspora angolana, o chefe de estado angolano diz que reconhece a qualidade dos quadros que vivem no exterior por isso promete criar mecanismos para a sua integração em prol do desenvolvimento do país.