Kopelipa absolvido e Dino condenado a cinco anos e seis meses de prisão

Kopelipa absolvido e Dino condenado a cinco anos e seis meses de prisão

O general Manuel Hélder Vieira Dias Júnior "Kopelipa" foi absolvido, esta Segunda-feira, pelo Tribunal Supremo de todos os crimes públicos enquanto Leopoldino Fragoso do Nascimento "Dino" foi condenado 5 anos e meio de prisão, num caso relacionado com o grupo CIF.

A defesa de "Dino" solicitou efeito suspensivo da pena.

Já o general Manuel Hélder Vieira Dias "Kopelipa"​​​​​​​, a quem o Ministério Público retirou a maior parte dos crimes inicialmente imputados, foi absolvido pelo Supremo.

As empresas China International Fund (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited, também acusadas no processo, foram condenadas ao pagamento de 1.000 dias de multa, à razão de cinco mil dólares por dia.

De acordo com a acusação, o Estado angolano teria sido lesado em mil milhões de dólares no âmbito de contratos e financiamentos celebrados com o grupo China International Fund (CIF) durante o processo de reconstrução de infraestruturas após a guerra civil, orientado pelo extinto Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN).

O arguido Fernando Gomes dos Santos, recebeu uma apena de prisão de três anos e seis meses.

Yiu Haiming, antigo responsável da CIF-Angola, foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão.

Já as empresas chinesas Plansmart International Limited e Utter Right International Limited foram condenadas a 1.000 dias de multa e no pagamento de cinco mil dólares norte-americanos.

Todos os condenados vão pagar uma taxa de justiça no valor de 250 mil kz.

Os condenados foram ainda obrigados ao pagamento de uma indemnização de três milhões de dólares ao Estado angolano.