Diplomata angolano prevê maior fortalecimento das relações entre Angola e os EUA após a paz na RDC

Diplomata angolano prevê maior fortalecimento das relações entre Angola e os EUA após a paz na RDC

As relações entre Angola e os Estados Unidos receberão um novo impulso após a assinatura do acordo de paz entre a República Democrática do Congo (RDC) e Ruanda, afirmou nesta sexta-feira o embaixador angolano em Washington, Agostinho Van-Dúnem.

O diplomata enfatizou que o envolvimento direto do Presidente João Lourenço no processo reforça a posição de Angola como um parceiro indispensável para a paz, a segurança e o desenvolvimento económico no continente africano.

O chefe de Estado angolano testemunhou na Quinta-feira (4) em Washington a assinatura do acordo de paz entre a República Democrática do Congo e o Ruanda, assinado pelos seus respectivos presidentes, Félix Tshisekedi e Paul Kagame, numa cerimónia patrocinada por Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos.

Em declarações à imprensa após acompanhar o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Teté António, numa visita à sede da missão da União Africana nos Estados Unidos, Agostinho Van-Dúnem sublinhou que a componente económica prevista no acordo assinado esta semana abre novas oportunidades de cooperação com os Estados Unidos e os países da região dos Grandes Lagos.

“Angola emerge com uma posição fortalecida como ator em prol da paz e da integração regional, e continuará trabalhando com as autoridades norte-americanas e africanas para implementar os compromissos assumidos”, enfatizou.

Investimentos no Corredor Lobito

Agostinho Van-Dúnem também se referiu à declaração conjunta emitida esta semana pelos Estados Unidos e pela União Europeia, que reafirma o seu compromisso de investir na região dos Grandes Lagos e no Corredor de Lobito.

Segundo o diplomata, a embaixada está trabalhando para mobilizar financiamento e atrair interesse empresarial para Angola e para a região.